terça-feira, 8 de janeiro de 2013



13/09/12

Tartaruga com pescoço de cobra?

Cágado pode ser encontrado até no Brasil.

Foto: Wikipédia
Cágado cabeça de cobra

Uma mistura de cobra com tartaruga? Praticamente! Conhecido como cágado pescoço de cobra, este réptil possui um longo pescoço igualzinho as serpentes.

Constituem a família Chelidae e encontram-se na Austrália, Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil. Vivem praticamente sempre no fundo de águas turvas como rios, córregos, poços e lagoas escondidos entre escombros e/ou raízes.

Considerada a maior das tartarugas a ser encontrada em água doce da Austrália, alimentam-se preferencialmente de peixes, sapos e pequenos anfíbios. Graças ao seu longo pescoço, os cágados não se dão ao trabalho nem de sair da água para caçar suas presas, apenas o esticam e com a boca as capturam.
Foto: Wikipédia
Cágado cabeça de cobra

Podem medir até 28 centímetros e normalmente as fêmeas são mais largas que os machos. Sua carapaça é escura e rígida, dando a proteção necessária ao animal. Durante o período de seca vivem enterrados na lama resistindo à perda de água por evaporação graças a uma reserva de líquidos que ficam em sua bexiga.

Em alguns países é considerado um animal exótico. Ainda não existem muitas informações sobre  a sua reprodução e o seu período de gestação.
Para saber mais sobre sustentabilidade e meio ambiente, siga-nos no Twitter e Facebook e receba atualizações diárias

Nenhum comentário:

Postar um comentário