domingo, 30 de junho de 2013



As orelhas são tipicamente grandes e o padrão de manchas negras da pelagem, é muito variável entre indivíduos. Proporcionalmente ao tamanho do corpo, é a espécie de felino com membros mais longos. Não existe dimorfismo sexual, embora os machos adultos sejam ligeiramente maiores que as fêmeas.
Hábitos

Espécie boa trepadora especializada na caça de pequenos mamíferos, em especial roedores. É territorial apesar de poder haver sobreposição de territórios. Sendo solitária, forma casais apenas durante alguns dias quando a fêmea se mostra recetiva.
Reprodução

Em média, em cada ninhada nascem 2 crias que ficam num ninho. Quando as crias têm 1 mês de idade, a fêmea começa a trazer-lhes alimento. Perto dos 6 meses começam a caçar. A progenitora tolera a presença das crias fêmea no território natal durante perto de 1 ano.
Distribuição e Habitat

Savanas na proximidade de água.
Conservação

A espécie está ameaçada pela redução de presas naturais devido à perda e degradação do habitat. O comércio da pele continua a ocorrer, sobretudo para fins medicinais e cerimoniais. Esta espécie está incluída no apêndice II da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção).

Nenhum comentário:

Postar um comentário