domingo, 2 de março de 2014

Hiena-listrada

18 de Dezembro de 2013
noticianoticianoticianoticianoticia

Previous
Next
Hyaena hyaena - A hiena-listrada vive nas planícies, savanas e regiões montanhosas ao norte e oeste do continente africano. É também encontrada no Oriente Médio e Ásia Central. É a menor espécie de hiena, podendo medir até 1,20 metro de comprimento, 80 centímetros de altura e pesar até 55 quilos. A pelagem é longa, geralmente na cor cinza (alguns indivíduos têm pelagem marrom), com faixas mais escuras por todo o corpo. A face é cinza, sendo o focinho escuro e as bochechas mais claras. O pescoço é longo e forte. As pernas traseiras são mais curtas do que as anteriores. Os olhos são pequenos e as orelhas são grandes e pontiagudas. Possui uma crina de pêlos escuros na região dorsal (da cabeça à cauda), que se eriçam quando sente-se ameaçada.

Apesar da fama de carniceira, a hiena-listrada é um excelente predador. É um animal extremamente resistente, podendo perseguir sua presa por vários quilômetros. Costuma também roubar caças de outros animais. Tem uma mordida potente, o que permite à hiena quebrar e comer ossos. A ingestão de cálcio, devido ao consumo de ossos, é tão grande que suas fezes são de coloração branca. Pode comer também insetos, frutos, peixes e algumas folhas. Próxima a centros urbanos ela pode também comer lixo.

Tem hábitos noturnos e vive solitária ou em casais. Passa o dia escondida em buracos que escava no chão ou em fendas nas rochas, saindo ao anoitecer para procurar alimento. Possui glândulas odoríferas na região anal que utiliza para demarcar seu território.

O período de gestação é de até 90 dias, nascendo de um a quatro filhotes. O parto ocorre em uma toca escondida, seja entre rochas ou em um buraco no solo. Ambos os pais auxiliam nos cuidados com os filhotes. É um animal monogâmico.

É uma espécie considerada quase ameaçada de extinção. É vítima de várias perseguições e crenças religiosas, como a de que escava sepulturas e caça crianças. Além disso, é morta por fazendeiros, já que pode atacar criações. Sofre também com envenenamento e perda de habitat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário