segunda-feira, 8 de julho de 2013

Gato-pescador indiano

Nome comum: Gato-pescador
Nome científico: Prionailurus viverrinus

Distribuição geográfica: Desde o Norte da Índia até o Sul da Ásia.

Habitat: Relacionado com solo húmido. É encontrado em pântanos e áreas alagadiças, próximo a lagos, riachos e mangues, locais de curso de água lento. É encontrado em altitudes elevadas nas cadeias de montanha dos Himalaias na Índia onde vivem em locais de vegetação densa perto de rios.

Hábitos alimentares: Excelente pescador. A sua dieta é rica em peixe e crustáceos. Apanha as presas na beira da água com as patas, mas também costuma mergulhar e apanhar peixes e camarões com a boca. É um excelente nadador, mas não possui membranas natatória. Em solo seco caça roedores, jovens veados e pequenos porcos selvagens.

Tamanho: 0,70 m a 0,85 m.
Peso: As fêmeas pesam de 6 kg a 7 kg e os machos de 11 kg a 12 kg.

Período de gestação: 63 a 70 dias.
Número de crias: 2 a 3.
Características da reprodução: A época de acasalamento é de Janeiro a Fevereiro e de Março a Junho nascem os filhotes. Aos 10 meses de vida os gatos-pescadores são independentes.

Particularidades: O gato-pescador possui um corpo troncudo e patas curtas. Sua pele é cinza, salpicada de linhas paralelas de manchas pretas. Seu rabo é curto para um felídeo, tendo menos que a metade do comprimento do corpo. Embora se note uma membrana natatória entre seus dedos, esta não é mais desenvolvida do que a de um lince vermelho (Lynx rufus) não sendo portanto considerada uma adaptação especial para a pesca.

Sem comentários:

Nenhum comentário:

Postar um comentário