quarta-feira, 14 de agosto de 2013


Classe: MammaliaMacaco-aranha-preto
Ordem: Primates
Família: Atelidae
Gênero: Ateles
Espécie: Ateles paniscus
Os macacos-aranhas possuem membros bem compridos, inclusive a cauda que é preênsil, quando se locomovem entre as árvores seus movimentos são semelhantes aos de uma aranha, daí o surgimento de seu nome.
A espécie Ateles paniscus, chamada de macaco-aranha-preto, habita o alto das árvores da floresta amazônica no Brasil, Guianas e Suriname.
A pelagem é completamente negra, a face tem pele rosada ou avermelhada. Em média apresenta 60 cm de comprimento (excluindo a cauda) e peso máximo de 11 kg. As fêmeas são menores que os machos.
A cauda atinge mais de 65 cm, é preênsil e funciona como um quinto membro. Tornando o macaco-aranha-preto bem ágil em meio às árvores.
Apenas os machos têm a capacidade de vocalizar. As vocalizações podem ser ouvidas a cerca de 500 metros, e são utilizadas para alertar algum perigo e apontar a localização de alimento.
Vive em grupos com aproximadamente 20 indivíduos, compostos de animais adultos de ambos os sexos, jovens e filhotes.
Os grupos costumam percorrer grandes distâncias a procura de comida. As frutas são sua principal fonte alimentar, mas também se alimenta de folhas novas, brotos, flores, sementes, mel e ocasionalmente insetos.
A taxa reprodutiva da espécie é muito baixa, ocorre o nascimento de apenas um filhote a cada 3 ou 4 anos. Estima-se que a maturidade sexual é alcançada entre 4 e 5 anos de idade, e que a expectativa de vida seja de 33 anos.
A gestação dura de 226 a 232 dias, ao nascer o filhote apresenta face com tonalidade negra, o aspecto típico é adquirido à medida que se desenvolve.
O macaco-aranha-preto é uma espécie ameaçada, as principais causas são a caça e o desmatamento                                       
Poderá também gostar de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário