Nome comum: Fradinho ou papagaio-do-mar
Nome em inglês: Atlantic Puffin Nome científico: Fratercula arctica Filo: Chordata Classe: Aves Ordem: Charadriiformes Família: Alcidae Comprimento: 30 cm Movimento das asas: rápido produzindo um zumbido. Vem à terra só para acasalar
Alimentação: crustáceos, peixes pequenos, vermes e moluscos.
O nome científico, em latim, desta ave é fratercula, que quer dizer fradinho. Gingando sobre os pés cor-de-laranja e com dedos azuis, exibindo a plumagem preta e branca, parece mesmo um jovem frade a passeio.
Mas o bico grande e triangular, com faixas em azul, amarelo e vermelho, lembra o nariz postiço de um palhaço. Por causa desse bico, o fradinho é conhecido como papagaio-do-mar.
As placas ósseas de cores vivas que ele tem no bico caem depois da estação de acasalamento. O bico, que ele usa muito durante os rituais de acasalamento e em combate, passa depois a ser empregado apenas para apanhar peixes. O ninho do papagaio-do-mar é uma toca com um cômodo na extremidade.
O filhote nasce no fundo do buraco. Quando ele está com seis semanas de idade, os pais voltam para o mar, onde passam o inverno. Quando o filhote está suficientemente faminto, sai da toca, se arranja na água como pode e vai pescar para comer.
Existem três espécies de papagaio-do-mar: o papagaio-do-mar comum (foto acima)do Atlântico Norte; o papagaio-do-mar de chifres da região do pacífico perto do estreito de Bering, e o papagaio-do-marde-topete do Pacífico Norte.
Fonte: www.felipex.com.br
Fradinho
Nome Vulgar: Fradinho
Nome Científico: Fratercula artica Família: Alcídeos Região: Hemisfério Norte perto da Islândia. Fratela artica
Se você ja viu um pato andar em passo ligeiro, pode ter uma idéia de como anda o fradinho ou papagaio do mar. Há uma boa razão para essa semelhança: ambos são palmípedes ( aves que tem dedos unidos por membranas). Esse formato do pé resulta de um processo de adaptação do animal ao meio ambiente onde vive. Isso lhe possibilita nadar, e o fradinho passa a maior parte do tempo na água do mar, pois se alimenta de peixes e crustáceos. Vai a terra na época de postura de ovos, o que faz em rochedos íngremes na beira domar. Eles tem como predadores outras aves, como gaivotas e estercorários. Como todas as aves que vivem regiões frias do norte, migram todo ano para fugir do inverno.
Aos 2 meses de idade os pais abandonam os filhotes e dois dias depois eles criam coragem e se arriscam a voar e nadar sozinhos. Após o término da época de reprodução, os fradinhos voltam para alto mar. Mas quando a época voltar, eles voltarão para os mesmos ninhos da temporada passada.
Fonte: www.geocities.com
FradinhoFratercula arcticaFrade, papagaio ou palhaço?
O nome científico, em latim, desta ave é fratercula, que quer dizer fradinho. Gingando sobre os pés cor-de-laranja e com dedos azuis, exibindo a plumagem preta e branca, parece mesmo um jovem frade a passeio. Mas o bico grande e triangular, com faixas em azul, amarelo e vermelho, lembra o nariz postiço de um palhaço. Por causa desse bico, o fradinho é conhecido como papagaio do mar. As placas ósseas de cores vivas que ele tem no bico caem depois da estação de acasalamento. O bico, que ele usa muito durante os rituais de acasalamento e em combates, passa depois a ser empregado apenas para apanhar peixes.
O ninho do papagaio do mar é uma toca com um cômodo na extremidade. O filhote nasce no fundo do buraco. Quando ele está com seis semanas de idade, os pais voltam para o mar, onde passam o inverno.
Quando o filhote está suficientemente faminto, sai da toca, se arranja na água como pode e vai pescar para comer.
Existem três espécies de papagaio do mar: o papagaio do mar comum do Atlântico Norte; o papagaio do mar de chifres da região do Pacífico perto do estreito de Bering, e o papagaio do mar de topete do Pacífico Norte.
FILO: Chordata
CLASSE: Aves ORDEM: Charadriiformes FAMÍLIA: Alcidae CARACTERÍSTICAS
Comprimento: 30 cm
Movimento das asas rápido, produzindo um zumbido
Vem à terra só para acasalar Alimentação: crustáceos, peixes pequenos, vermes e moluscos
Fonte: www.achetudoeregiao.com.br
FradinhoVocê Sabia?
Na Europa, muita gente acha que o corpo dessa ave lembra a roupa de religiosos católicos. Por isso, ele também é chamado de fradinho por lá.
Fonte: www.klickeducacao.com.br
Fradinho
Apesar de não ser parecido com os verdadeiros papagaios, o papagaio-do-mar tem um bico grande e triangular muito semelhante com o deles.
Além disso, tanto as suas patas como o bico são de um laranja muito forte com algumas «manchas» em azul.
Estas cores fortes contrastam muito com o corpo, que exibe uma plumagem preta e branca. Até podia parecer um pinguim, se não fossem tão diferentes... :)
A dieta preferida desta ave são pequenos peixes, adequados ao seu tamanho, crustáceos e moluscos.
Para pescar os alimentos o papagaio-do-mar atira-se de cabeça do alto dos rochedos. Depois de atingida a velocidade certa, sobrevoa a superfície do mar e mergulha assim que vê um cardume de peixe.
Em cada mergulho que faz é capaz de capturar entre seis a oito peixinhos ao mesmo tempo!
O bico, para além de ser usado para pescar estes alimentos, serve para os rituais de acasalamento e em combate.
Aquele que tiver o bico mais bonito e forte é o que atrai mais fêmeas...
No entanto, depois de escolhido o par, o papagaio-do-mar fica com ele até ao fim da vida!
Sabias que as placas ósseas de cores vivas que o papagaio-do-mar tem no bico caem depois da estação de acasalamento?
O ninho do papagaio-do-mar é feito nas falésias junto ao mar e não é nada igual ao que imaginamos...
Trata-se de uma comprida toca com um espaço maior no fundo, onde é feita uma confortável «cama» de penas e pequenos ramos e folhas.
É no fundo desse buraco que nascem o único filhote do casal!
E é completamente diferente dos seus pais: é totalmente cinzento, incluindo nas patas e no bico.
Quer queira quer não, o papagaio-do-mar é muito independente. Com apenas seis semanas o filhote é abandonado pelos pais que vão passar o Inverno no mar.
E o que é que acontece ao pobre filhote?
Nada de especial: ao fim de cerca de uma semana fica com tanta fome que sai da toca e aprende a nadar, voar e pescar sozinho para sobreviver!
Sabias que o papagaio-do-mar vive quase toda a sua vida no mar e só vem a terra na época do acasalamento?
E pelos vistos não gosta muito de lá estar, uma vez que assim que pode abandona os filhotes e volta para o mar!
Existem três espécies de papagaio-do-mar:
1. O papagaio-do-mar comum do Atlântico Norte (que descrevemos neste texto)
2. O papagaio-do-mar de chifres da região do pacífico perto do estreito de Bering
3. Papagaio-do-mar de poupa do Pacífico Norte.
Fonte: www.junior.te.pt
Fradinho
1. Papagaio-do-mar comum do Atlântico Norte (que descrevemos neste texto).
2. Papagaio-do-mar de Chifres da região do pacífico perto do estreito de Bering.
3. Papagaio-do-mar de Poupa do Pacífico Norte.
Fonte: iguinho.ig.com.br
FradinhoDescrição
Tem 28 a 30 cm de comprimento e pesa 400 g. Vive de 20 a 25 anos.
Os papagaios-do-mar têm forma compacta e hidrodinâmica. Os seus pés têm os dedos unidos por uma membrana que está adaptada para nadar debaixo d'água. As suas penas são à prova d'água. O peito branco com dorso e asas negras ajudam na camuflagem contra os predadores de cima, de baixo e quando nada. As asas curtas e os fortes músculos das asas ajudam-no a nadar fortemente, usando as asas como barbatanas. As asas medem 47 a 63 cm de comprimento.
A parte superior do bico e da língua são orlados com espinhos apontados para trás, permitindo agarrar o peixe escorregadio. O bico possui uma dobradiça que permite que o peixe fique na parte superior do bico, enquanto ele apanha mais com a parte inferior do bico. Vivem em sua maioria, no Atlântico Norte, cobrem áreas que vão da Costa Nordeste dos EUA e da Islândia, até a Groenlândia e Rússia, e até mesmo abaixo da Inglaterra e da França.
Comportamento
Geralmente vistos sozinhos ou em pares, os papagaios-do-mar são excelentes nadadores. São, no entanto , maus voadores: quando levantam vôo, voam baixo sobre a água, batendo as asas até 400 batimentos por minuto.
As suas pernas estão colocadas na parte posterior do corpo, por isso, as aterrisagens nem sempre são as mais suaves quando há ventos fortes. Sendo altamente sociáveis, os papagaios-do-mar juntam-se em grupos imensos no alto mar para encontrar um parceiro. Em terra, surgem disputas entre as aves que defendem os seus locais de nidificação na colônia. Tais lutas são às vezes rodeadas por uma multidão de espectadores curiosos. Os papagaios-do-mar tentam deter os predadores voando em grandes grupos no mar.
Reprodução
Durante a época de acasalamento(entre março e maio) o bico do papagaio-do-mar é vermelho, amarelo e azul, esbatendo no final do verão. Durante a corte, estas aves produzem sons de arrulho e batem com o bico um no outro. Escavam uma toca onde a fêmea põe um ovo, que ambos os progenitores incubam por vez, aninhando-o debaixo da sua asa. Quando a cria choca, é alimentada durante 40 dias pelos progenitore. Permanecem na toca por dez dias antes de se dirigir ao mar. Os papagaios-do-mar regressam às colõnias onde nasceram.
Alimentação
Os papagaios-do-mar mergulham até 60 m para encontrar peixes como enguias e merlúcios, que são as suas principais presas. Quando se alimentam, eles balançam-se na superfície e depois mergulham debaixo d'água, engolindo as suas presas.
As gaivotas-argênteas muitas vezes esperam pelo regresso dos papagaios-do-mar das suas pescarias, para roubarem a sua comida. Os papagaios-do-mar tentam evitá-las seguindo de imediato para a toca, a fim de fazer a entrega às suas crias.
Suas Ameaças
No passado, essas aves, foram muito caçadas. Hoje em dia, sofrem com a poluição e com as redes de pesca, em que podem ficar presos. Além disso, com a pesca predatória nas águas, onde este tipo de ave, costuma se alimentar, falta alimento e com o aumento do nível do mar, por causa do aquecimento global, algumas colônias, são inundadas pela àgua.
Espécies
Fratercula arctica - Oceano Atlântico
Fratercula corniculata - Oceano Pacífico Fratercula cirrhata - Oceano Pacífico
Fonte: pt.wikipedia.org
|
segunda-feira, 12 de agosto de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário