Orkut
Três baleias cinzentas, presas em um buraco no gelo do Círculo Ártico, são descobertas pela equipe de notícias da televisão local por meio do repórter Adam Carlson (John Krasinski). As baleias, um casal de adultas e seu filhote, apelidadas de Fred, Vilma e Bambam, acabam por ficar presas após o congelamento natural das águas do Oceano Glacial Ártico e passam a ter como único acesso para a superfície um buraco localizado a 8 km de distância do oceano, o que impediu-as de alcançar o mar aberto, por falta de pontos de acesso ao oxigênio. A situação das baleias é divulgada depois que Adam, casualmente, faz uma reportagem sobre a vida na aldeia de esquimós e descobre-as, na esperança de poder ter uma oportunidade em uma emissora de maior projeção.
Sua reportagem acaba por atrair a atenção da ativista do Greenpeace Rachel Kramer (Drew Barrymore), sua ex-namorada, que não mede esforços para salvar as três baleias que, além de correrem risco de morte devido à falta de alimento, passam a ser visadas pelos Inuits, nação indígena esquimó, que utilizam baleias como fonte de alimento. Rachel acaba por convencer os Inuits a desistirem de caçar as três baleias e estes concordam em ajudá-la.
Suas tentativas em arranjar meios para resgatar as baleias acabam por chamar a atenção da mídia nacional de tal maneira que o empresário J.W. McGraw (Ted Danson), proprietário de uma empresa de exploração de petróleo da região, se une à campanha com o intuito de melhorar sua imagem em relação às questões ambientais. O então presidente Ronald Reagan também vê a oportunidade de diminuir as críticas sofridas pelo seu governo em relação ao meio ambiente, além de perceber uma excelente oportunidade de alavancar a candidatura à presidência de seu vice, George H. W. Bush.
Desta maneira, as empresas de J.W.McGraw forneceriam um aerobarco movido a ar comprimido que derreteria as camadas superficiais congeladas e abririam caminho para as baleias até o oceano. Para transportar a embarcação até o local em que as baleias encontram-se presas, o governo aciona a Guarda Nacional, que forneceria dois helicópteros que o rebocariam sobre a superfície congelada. Durante o trajeto, o aerobarco passa sobre uma camada de gelo mais fina que não resiste ao grande peso e cede, afundando-o parcialmente e quase ocasionando um desastre com os helicópteros que o arrastavam.
Com a impossibilidade de chegada do aerobarco, a população local da cidade de Barrow se une aos Inuits e ao pelotão da Guarda Nacional e começa a escavar buracos para respiradouros a cada 20 m em direção ao oceano, a fim de induzir que as baleias nadem em direção ao mar. Porém, o processo de congelamento natural do oceano produz uma parede de gelo que vai da superfície até o fundo do oceano, de modo que o processo é muito demorado e o filhote (Bambam) não resiste e morre.
Para romper este último obstáculo seria necessário a utilização de um navio quebra-gelo, sendo o mais próximo de propriedade da Marinha da URSS. A fim de evitar que as baleias morram em frente às câmeras, o governo americano não encontra alternativa a não ser pedir ajuda dos russos, seus grandes rivais na época, com quem travava a Guerra Fria. Somente na terceira tentativa o navio consegue romper a barreira de gelo, de modo que as baleias adultas consigam escapar, mas, devido ao estado debilitado, o filhote não resiste e acaba perecendo durante a travessia de 8km.
Nenhum comentário:
Postar um comentário