quinta-feira, 18 de abril de 2013


                   crocodilo do nilo


lasse: Reptilia
Ordem: Crocodylia
Família: Crocodylidae
Gênero: Crocodylus
Espécie: Crocodylus niloticus
crocodilo-do-nilo é a segunda maior espécie de crocodilo do planeta, perde apenas para ocrocodilo-de-água-salgada. Um adulto pesa cerca de 900 kg com aproximadamente 6,2 m de comprimento.
É nativo do continente africano, está distribuído praticamente por todo território, incluindo Madagáscar e o arquipélago de Comores. Habita rios, lagos, pântanos e zonas costeiras.
Sua pele é revestida com escamas e placas córneas, é grossa, resistente e de cor verde-azeitona ou castanha. A boca possui em média 66 dentes em forma de cone e muito afiados. Os dedos são unidos por membranas interdigitais e a cauda é grande e forte.
A mandíbula é extremamente poderosa, de maneira que sua mordida exerce a força de mais de uma tonelada por centímetro quadrado.
No decorrer do dia costuma sair da água e descansar em suas proximidades, nos momentos de grande calor abre a boca para a incidência dos raios solares, esse processo é chamado de termorregulação.
Apesar de ser visto um número grande de crocodilos-do-nilo em áreas de alimentação, vive solitário boa parte da vida.
É um animal carnívoro, sua dieta é composta de peixes, aves, cobras, tartarugas, gazelas, gnus,zebrasbúfalos-africanosgirafas, vacas etc. Seus dentes não são capacitados a mastigar, por isso ao capturar uma presa ele engole grandes pedaços de carne ou a depender do tamanho, toda a presa de uma vez.
Basicamente o crocodilo-do-nilo ataca tudo àquilo que está ao seu alcance, inclusive humanos, isso não quer dizer que seja um caçador de pessoas. Porém caso esteja com fome e uma pessoa estiver ao seu alcance entenderá que se trata de apenas uma presa como outra qualquer.
Por consequência disso cerca de 300 pessoas são mortas anualmente por crocodilos-do-nilo na África.
O acasalamento acontece dentro d’água, o ninho é construído próximo à água com lama e folhas. A fêmea põe de 20 a 50 ovos que são incubados por cerca de 90 dias. Os filhotes ficam aos cuidados da mãe até completarem 2 ou 3 anos de vida.
O sexo dos filhotes está condicionado à temperatura ambiente no período de incubação, entre 26ºC e 30ºC nascem mais fêmeas, já entre 31ºC a 34ºC nascem mais machos.
A taxa de sobrevivência dos filhotes é bem baixa, visto que são consumidos por outros crocodilos, aves e outros predadores, além disso, os ovos também costumam servir de alimento para outros animais.
Na natureza o crocodilo-do-nilo vive por cerca de 60 anos.
Apesar da baixa taxa de sobrevivência e de ser caçada para retirada da pele, a espécie não está ameaçada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 One Response to “Crocodilo-do-nilo: o segundo maior crocodilo do planeta.”

  1. [...] de convivência com outras espécies, como gnus, búfalos e avestruzes. Os leões, hienas e crocodilos são seus principais [...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário