tubarao anequim o mais veloz dos tubarao
Ordem: Lamniformes
Família: Lamnidae
Gênero: Isurus
Espécie: Isurus oxyrinchus
O tubarão-anequim também chamado de tubarão-mako é a mais veloz entre as espécies de tubarões, podendo nadar a até 60 km/h.
Ocorre em zonas temperadas e tropicais de todos os oceanos, é encontrado em alto-mar e em águas costeiras.
Atinge até 4 metros de comprimento e pesa até 570 kg.
Possui coloração azul no dorso e branca na região ventral, sendo que ambas têm a tonalidade metálica. A coloração nos indivíduos mais velhos é bem acentuada, enquanto que nos jovens é mais pálida.
O formato de seu corpo assemelha-se ao de um míssil. O focinho é pontiagudo com a ponta negra, os dentes têm a forma de ganchos e os olhos são grandes e negros.
É capaz de manter sua temperatura mais elevada do que a temperatura da água, dessa maneira consegue exercer um alto nível de atividade.
É uma espécie de hábitos solitários. Alimenta-se de peixes, como o peixe-espada, atum, agulhão, cavala, bacalhau, robalo, e até mesmo outros tubarões.
Ovovivíparo, a gestação dura de 15 a 18 meses, nesse período os filhotes se alimentam através do saco vitelino e também por meio de canibalismo, onde os filhotes mais fortes comem os mais frágeis.
Nascem de 4 a 25 filhotes com 60 a 70 cm de comprimento cada. Geralmente o intervalo entre as gestações é de 3 anos.
O tubarão-anequim é bastante valorizado na pesca esportiva devido a sua agressividade e aos seus saltos espetaculares que alcançam até 6 metros de altura.
A espécie é listada pela IUCN como vulnerável, por conta da captura a fim de se obter carne, pele, barbatanas, óleo, e, além disso, os dentes e mandíbulas são comercializados como ornamentos e troféus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário